Rio Grande do Sul e São Paulo realizam encontros de museus em junho

publicado: 06/06/2013 09h47,
última modificação: 27/09/2013 17h08

Entre os dias 11 e 13 de junho,  a Casa de Cultura Mario Quintana, o Museu Hipólito José da Costa e o Museu Militar do CMS recebem o 13° Fórum Estadual de Museus do Rio Grande do Sul – evento promovido pelo Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura.

Incluindo palestras, debates e apresentações culturais, o evento coloca em pauta as políticas públicas que circundam os museus, analisando os processos históricos de construção museológica e as perspectivas futuras na área. Com inscrições abertas até amanhã (7), o Fórum conta com atividades pela manhã, tarde e noite. Acesse a programação completa e saiba como se inscrever.

Centralizado na temática Políticas museais: a memória, os avanços e a contemporaneidade, o fórum deste ano apresenta ao público diferentes atividades que visam debater sobre o panorama político e social da museologia no Rio Grande do Sul. Saiba mais.

Já o 5º Encontro Paulista de Museus é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, executada pelo Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus e pela Organização Social de Cultura ACAM Portinari.

O Encontro, que acontece no Memorial da Ámérica Latina entre os dias 19 e 21 de junho, propõe debater políticas públicas para as instituições museológicas brasileiras e ampliar a interlocução e a rede de colaboração dos museus paulistas.

Como nas edições anteriores, o evento conta com a presença de especialistas em uma programação que busca discussões de interesse da comunidade museológica e, também, estimular ações de aperfeiçoamento, qualificação e fortalecimento dos museus paulistas. Acesse a programação e saiba como se inscrever.

Fontes: Sedac/RS e Secult/SP
Edição: Ascom/Ibram