‘Cápsula do tempo’ encerra programação do Roteiro Cultural Rio+20

publicado: 21/06/2012 13h28,
última modificação: 26/06/2012 11h05

A programação do Roteiro Cultural Museus Rio+20, que desde o último dia 13 mobiliza mais de cinquenta museus e instituições culturais do Rio de Janeiro, será encerrada de forma simbólica nesta sexta-feira (22), no Museu da República/Ibram, às 16h30.

Para celebrar o fim da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e trazer à tona o papel da memória na construção de uma cultura de sustentabilidade, uma “Cápsula do Tempo” será enterrada nos jardins do Museu da República. Ela será aberta daqui a vinte anos.

O objetivo é criar uma reflexão sobre mudanças no Brasil e no mundo nas próximas duas décadas, e as eventuais contribuições ao futuro trazidas pela Rio+20.

Dentro da cápsula, objetos que testemunham a época atual, aludem à própria Rio+20 e registram informações, exposições e projetos diversos realizados pelo Museu da República, além de conteúdos sobre o setor de museus brasileiro.

A lista inclui jornais com matérias sobre a Rio+20, uma moeda de 1 Real, uma fotografia da equipe do Museu da República, material sobre o Programa de Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio de janeiro, objetos confeccionados durante oficinas de reciclagem, um exemplar da Política Nacional de Museus e um folder do Circuito Verde de Museus.

Às 17h, a Orquestra Villa-Lobos encerra oficialmente a programação do Museu da República com apresentação musical de alunos provenientes de comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro. Veja o roteiro aqui.

Texto: Divulgação Museu da República
Foto: Banco de imagens Ascom/Ibram