Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus começa amanhã (10)

publicado: 09/08/2013 16h27,
última modificação: 09/08/2013 16h27

Começa neste sábado (10), no Rio de Janeiro (RJ), a 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (Icom). O evento, que traz como tema Museus (memória + criatividade) = mudança social, vai reunir durante toda a próxima semana especialistas e profissionais de museus de todo o mundo para debater questões contemporâneas relacionadas ao setor.

A ideia é discutir a contribuição dos museus enquanto instituições sintonizadas com os problemas da sociedade e capazes de atuar como instrumento de transformação e desenvolvimento. Cerca de dois mil participantes de mais de 100 países são esperados para o encontro, que vai acontecer na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Esta é a primeira vez que o Brasil recebe uma Conferência Geral do Icom.

Atividades
As inscrições ainda podem ser feitas no local do evento. A programação geral inclui reuniões dos comitês internacionais do Icom, sessões administrativas nas quais a Assembleia Geral e o Comitê Consultivo definem as orientações da organização e fóruns sobre temas relativos à atualidade do campo museal internacional. Palestras, atividades culturais e uma feira de museus também estão previstos.

O presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, é um dos convidados da conferência geral.  Ele falará sobre a Política Nacional de Museus, marco estratégico do campo museal brasileiro. Outros profissionais vinculados ao órgão também farão apresentações acerca da experiência brasileira de Museologia Social. Veja a programação completa.

Durante toda a semana do evento, diversos museus cariocas, e também de outros estados, oferecerão programações especiais e entrada gratuita aos visitantes. Confira guia com as instituições participantes.

Sobre o Icom
O Conselho Internacional de Museus é a organização dos museus e profissionais de museus que se dedica à conservação, preservação e comunicação à sociedade do patrimônio natural e cultural, tangível e intangível. Criado em 1946, mantém relações formais com a Unesco e tem status consultivo junto ao Conselho Social e Econômico das Nações Unidas. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram