Semana da República no MCBC/Ibram

publicado: 05/11/2010 17h01,
última modificação: 05/04/2011 17h02
Museu Casa de Benjamin Constant comemora os 121 anos Proclamação da República com atividades educativas e culturais

No dia 14 de novembro, o Museu Casa de Benjamin Constant (MCBC) dá início, a partir das 15h, às comemorações dos 121 anos da Proclamação da República com a peça O Diário de Bernardina, baseada no diário escrito pela filha de Benjamin Constant. São relatados episódios interessantes e curiosos ocorridos nos dias que antecederam o 15 de novembro de 1889, sob a ótica de uma adolescente.  Após a encenação teatral, o público poderá visitar o museu e conhecer a chácara, que serviu de residência ao fundador da República e sua família.

Já no dia da Proclamação da República, 15 de novembro, o MCBC participa da programação de comemoração dos 50 Anos do Museu da República com a entrega dos certificados aos participantes do Circuito dos Sítios Históricos da República, projeto concebido em parceria pelas duas instituições e implementado ao longo deste ano com recursos do Ministério do Turismo, a partir de convênio com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Minc).

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, em colaboração com os Museus Castro Maya, serão realizadas visitas orientadas junto a estudantes de escolas públicas. Haverá ônibus fretados para que possam visitar o Museu Casa de Benjamin Constant e o Museu da Chácara do Céu. As atividades terão como tema a Proclamação da República. As atividades encerram-se com uma cerimônia de hasteamento do pavilhão nacional no dia 19 de novembro, Dia da Bandeira.

O Museu Casa de Benjamin Constant está situado na Rua Monte Alegre, 255, Santa Teresa, Rio de Janeiro. Para mais informações: (21) 3970-1177.