Semana Fluminense do Patrimônio acontece entre 12 e 24 de agosto no RJ

publicado: 29/07/2014 16h19,
última modificação: 29/07/2014 16h20

A preservação do patrimônio diante dos impactos decorrentes da realização de grandes eventos e intervenções nos territórios serão temas da quarta edição da Semana Fluminense do Patrimônio (IV SFP), que será realizada entre 12 e 24 de agosto no estado do Rio de Janeiro.

Abertura da SFP 2014 será no Centro Cultural da Justiça Federal

A abertura, no dia 12, será no Centro Cultural Justiça Federal, no centro do Rio. Na sequência, a Casa da Cultura de Paraty sediará o Encontro do Patrimônio Fluminense.

Este é o principal fórum de reflexão e discussão pública da SFP e acontece de maneira itinerante como um espaço público de interlocução, destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população.

A Semana Fluminense do Patrimônio promoverá ainda o concurso cultural Olhares sobre o patrimônio fluminense – fotografia e poesia, a mostra de filmes Memória em Movimento, apresentações culturais, que serão selecionadas por meio de chamada pública, e eventos diversos, inscritos por adesão, que tenham como foco a difusão cultural e a valorização da memória e do patrimônio cultural fluminense. Confira a programação completa.

A Semana
Iniciada em 2011, a SFP tem o intuito de promover a valorização do patrimônio natural e cultural do estado do Rio de Janeiro e de ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões.

O evento ocorre todos os anos por ocasião do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto – dia do aniversário de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A cada ano, um tema principal é escolhido para orientar os debates a respeito da preservação dos acervos material e imaterial fluminense. Saiba mais.

Texto: Divulgação SFP
Edição: Ascom/Ibram