Sete peças retornam ao Museu das Bandeiras após restauro

publicado: 30/05/2018 12h43,
última modificação: 30/05/2018 13h28

Bens culturais foram restaurados em Belo Horizonte (MG) graças a Acordo de Cooperação Técnica celebrado com a Associação Casa de Cora Coralina.

Um conjunto de sete bens culturais que integram o acervo do Museu das Bandeiras, em Goiás (GO), estará de volta à instituição nos próximos dias após processo de restauro. As peças, todas de mobiliário em madeira dos séculos XVIII e XIX, foram restauradas em Belo Horizonte (MG) graças a Acordo de Cooperação Técnica celebrado com a Associação Casa de Cora Coralina.

Os itens foram enviados à capital mineira em novembro do ano passado, onde foram restaurados por profissionais do Grupo Oficina de Restauro. O conjunto inclui um trono episcopal; uma cadeira de sola; duas mesas de centro; uma mesa bufete; uma cômoda-papeleira; e uma cadeira torneada.

O tratamento dos bens culturais incluiu higienização, descupinização, desinfestação, imunização preventiva, remoção de intervenções anteriores consideradas inadequadas, reintegração de cores, aplicação de verniz, contenção de fissuras e rachaduras, refixação de partes e confecção de peças complementares, entre outras intervenções.

O conjunto de peças é caracterizado por estilos diversos: parte é de estilo barroco brasileiro de Dom João V (1700-1750), muito recorrente na região do Ciclo do Ouro; parte é de estilo neoclássico do período do reinado de D. Maria I (1777-1816); e há também um peça de estilo flamengo do século XVII.

O destaque fica por conta de cadeira cuja posse é atribuída a Damiana da Cunha, figura histórica importante no período da colonização da região Centro-Oeste do país. Índia caiapó adotada por família branca, participou ativamente das negociações de seu povo de origem com os colonizadores brancos, posteriormente unindo-os contra a colonização portuguesa.