Teórico da museologia social, Hugues de Varine confirma presença no 5º FNM

publicado: 23/10/2012 17h24,
última modificação: 25/10/2012 17h11

Considerado uma das principais referências internacionais em atividade na área da Museologia, o escritor francês Hugues de Varine tem participação confirmada no 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), que acontece de 19 a 23 de novembro, no SESC Quitandinha, em Petrópolis (RJ).

O 5º Fórum Nacional de Museus contará com mais duas conferências, além de oito minicursos, oito painéis e apresentação dos trabalhos inscritos para as comunicações coordenadas. Veja a programação completa.

Nova museologia
Varine, que é especialista em patrimônio e desenvolvimento local, e atua como consultor em vários países, vai proferir, no último dia do evento (23), conferência sobre o tema central do 5º FNM: os 40 anos da Mesa de Santiago do Chile – tema também do 6º Encontro Ibero-Americano de Museus, que acontece esta semana no Uruguai.

Formado pela Universidade de Paris, com pós-graduação em História e Arqueologia, Hugues de Varine foi diretor do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e despontou como um dos principais teóricos da chamada “Nova Museologia”, que deu outra dimensão à função social dos museus, dando o tom da Mesa de Santiago em 1972.

Criador do conceito de “Ecomuseu”, Varine é autor de A cultura dos outros (1976); A iniciativa comunitária (1992); Cidade, cultura e desenvolvimento (1995); e As raízes do futuro (2002). Para o lançamento da edição brasileira deste último, esteve no Brasil em junho deste ano.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação