Prêmios e Editais

Os Editais e Prêmios do Instituto Brasileiro de Museus integram as ações empreendidas pelo Ministério da Cultura – MinC, no âmbito da Política Nacional de Museus (PNM). Desde sua implantação, em maio de 2003, a PNM vem desenvolvendo um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento das instituições museológicas e para o fomento à criação de novas instituições de memórias representativas da diversidade social, étnica e cultural do país.

Para democratizar e descentralizar os recursos públicos no setor, o instituto adota, desde 2004, o procedimento de seleção de projetos de museus não vinculados ao Ibram/MinC, por meio de editais públicos, com critérios claros e objetivos, colocando em pé de igualdade todas as instituições participantes.

A finalidade é permitir que os museus cumpram seu papel na salvaguarda e difusão do patrimônio cultural musealizado, proporcionando-lhes as condições necessárias para atratividade de público, realização de ações de comunicação, investigação e preservação de acervos.

Além de contribuir com o aumento do número de museus, os editais também democratizam o acesso a bens culturais e o desenvolvimento regional, especialmente através da geração de ocupação e renda e do estabelecimento de formas de integração com a economia local.

Já os Prêmios oferecidos pelo Ibram, mediante concurso público, têm a finalidade de destacar e incentivar iniciativas que revelam o importante papel dos museus como ferramenta de desenvolvimento social.

Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012

Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011