16ª Semana de Museus movimentou programação do Museu das Bandeiras

publicado: 25/05/2018 15h12,
última modificação: 25/05/2018 15h12

Com programação que buscou aproximar a comunidade local da instituição, Museu das Bandeiras recebeu durante o período da 16ª Semana de Museus um total de 464 visitantes.

De 15 a 17 de maio, o Museu das Bandeiras (MUBAN) realizou programação especial para a 16ª Semana de Museus. Foram três dias de atividades no gramado do museu, a céu aberto, com boa adesão da comunidade do entorno do museu. A ideia foi realizar um evento que saísse dos muros do museu e acontecesse ainda mais próximo de sua comunidade.

No dia 15, houve o lançamento do curta documentário “Os Devotos de São Sebastião da Pedreira” projeto de Lucinete Morais contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, que contou com a presença de membros da comunidade rural responsável pelo festejo.

No dia 16, com a presença de Lucinete Morais, da professora e coordenadora Cris Ventura (AudioVisual) e da professora doutoranda Naira Rosana (Artes Plásticas), ambas do Instituto Federal de Goiás (IFG), realizou-se roda de conversa sobre os trabalhos realizados em parceria com o arquivo do Museu das Bandeiras: “Enxovia Forte” e “Das Cartas que Escrevo”, ambos pesquisados e realizados no MUBAN, e do projeto em processo de criação) “Os devotos de São Sebastião, o santo fujão do município de Goiás”, que teve cenas filmadas no Museu das Bandeiras.

Encerrando a programação, no dia 17 a equipe do Museu das Bandeiras abriu a exposição “Hiperconexões Museais: Bandeiras, Boa Morte, Princesa e outros Museus do Ibram.” A exposição virtual e itinerante foi desenvolvida por Girlene Bulhões para ser exibida e projetada em paredes nas áreas externas do Museu das Bandeiras, do Museu Casa da Princesa e outros locais. A noite seguiu com show da banda Cambalombra.

Durante todo o período da Semana de Museus (15 a 20 de maio), o Museu das Bandeiras teve 464 pessoas visitando seu espaço expositivo. Ao longo dos três dias de programação no museu, foi contabilizado público total de 110 pessoas. A programação contou com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Goiás, do Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Iphan Goiás.