5º Fórum Nacional de Museus encerra-se hoje (23) em Petrópolis

publicado: 23/11/2012 15h00,
última modificação: 26/11/2012 09h48
5º FNM abordou, durante cinco dias, temas relacionados aos 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile

Chega ao fim nesta sexta-feira (23), em Petrópolis (RJ), o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM). Durante cinco dias, o evento reuniu, no Sesc Quitandinha, cerca de mil participantes, entre profissionais, gestores, estudantes, e interessados na área de museus e memória sob o tema 40 anos da mesa de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade.

Conferências, painéis, minicursos, comunicações coordenadas e grupos de trabalho, além de encontro dos Pontos de Memória, reuniões paralelas e uma programação cultural que incluiu apresentações de música, teatro e exposições, integraram a programação geral do evento, na qual o a função social dos museus esteve em foco.

A quinta edição do FNM, principal evento do setor museal brasileiro, contou com a participação de referências nacionais e internacionais da área de museus e da ministra da Cultura, Marta Suplicy. Leia mais a respeito. O evento produziu diretrizes para a Política Nacional de Museus nos próximos biênio e define, até o final do dia, os representantes do setor museal no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

Principal evento do setor museal brasileiro, o Fórum Nacional de Museus confirmou, em sua quinta edição, sua vocação de espaço de debate, deliberação, intercâmbio, troca de experiências e circulação do conhecimento produzido no campo museal brasileiro.

“O fórum veio para qualificar e aprofundar a Política Nacional de Museus, que foi discutida democraticamente durante estes cinco dias”, avalia o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Jr. “Foi muito importante a presença da ministra, que reafirma o compromisso do MinC com a área de museus e a política que o Ibram vem desenvolvendo. Ela aponta para a possibilidade de melhorias e ampliação da PNM”. Saiba mais sobre o 5º FNM no blogue do evento.

Texto: Ascom/Ibram