7ª Primavera dos Museus: prazo de inscrições é prorrogado até 16 de agosto

publicado: 09/08/2013 08h47,
última modificação: 27/09/2013 16h54

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) prorrogou até 16 de agosto a data para  instituições inscreverem eventos na  7ª Primavera dos Museus, cujo tema norteador será Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira. O período de realização da Primavera dos Museus é de 23 a 29 de setembro deste ano.

O evento, que acontece anualmente desde 2007, é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram. O Instituto lança um tema e convida os museus brasileiros a desenvolverem programações especiais para serem realizadas no início da primavera.

Os museus e instituições interessados devem inscrever seus eventos na página do Ibram e promover sua realização.  Ao Ibram cabe formatar e divulgar a programação nacional da 7ª Primavera dos Museus por meio de guia virtual.

Os museus que participam da ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem do museu e o aumento de sua visibilidade.

Passo a passo
A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico. Primeiramente, deve-se fazer a inscrição do museu ou entidade cultural. A seguir, a inscrição das ações a serem realizadas, como seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras.

Mesmo que a iniciativa tenha participado de outras edições da Primavera dos Museus, é necessário realizar uma nova inscrição. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de uma ou mais atividades. Consulte o texto do Ibram sobre a edição 2013 do evento.

A instituição que tiver alguma dúvida ou quiser mais informações pode mandar e-mail para cpgii@antigo.museus.gov.br ou telefonar para (61) 3521.4135/4122.

Texto: Ascom/Ibram