8ª SNM: Museu Paraense Emílio Goeldi promove seminário sobre ecomuseus e museus comunitários

publicado: 19/05/2010 13h03,
última modificação: 06/04/2011 13h05

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém, está realizando, de 18 a 21 de maio , o seminário Ecomuseus e Museus Comunitários: Uma Nova Proposta ao Bairro da Terra Firme, dentro da programação da 8ª Semana Nacional de Museus. O evento está acontecendo no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa da instituição. Dentre diversas atividades, a programação prevê o relato dos 25 anos de ação comunitária do MPEG no bairro por meio do projeto O Museu Goeldi leva educação em ciência à comunidade, cujo objetivo principal é valorizar práticas comunitárias que estimulam o desenvolvimento pessoal e a coesão social; realização de oficinas sobre Memória Social ; Roda de Lembranças, ; e apresentação das experiências da comunidade de Terra Firme, com depoimentos, vídeos e produções artísticas sobre o bairro.

Pontos de Memória – Outro objetivo do seminário é ser um espaço de discussão sobre o Programa Pontos de Memória, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, com apoio dos Programas Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça (MJ), e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que vem apoiando ações de memória em comunidades populares de todo o Brasil. Uma das 12 localidades de atuação do Programa Pontos de Memória é o bairro Terra Firme, em Belém – PA. A consolidação do museu na localidade está recebendo apoio do Museu Goeldi , que completou 25 anos de parceria com a comunidade. Em 2009, duas técnicas MPEG e quatro representantes do bairro participaram do 1º Encontro da Teia da Memória, em Salvador, apresentando painéis com imagens das atividades do projeto no museu, já no processo de consolidação do Ponto de Memória de Terra Firme.

As inscrições para o seminário sãs gratuitas e podem ser efetuadas no Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Informações: nuvop@museu-goeldi.br/ hquadros@museu-goeldi.br ou pelo telefone (91) 3259-6588.