Atos comemorativos da Década do Patrimônio Museológico começam no Chile

publicado: 22/05/2012 16h16,
última modificação: 24/05/2012 16h06

Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, assinada em maio de 1972, é um documento que ressalta a importância e o desenvolvimento dos museus no mundo contemporâneo e sua contribuição para os planos educativos e de desenvolvimento social. O documento converteu-se em um grande marco da museologia social e em referência para políticas públicas nos países Ibero-Americanos.

Celebrando a data, os representantes de museus da Ibero-América propuseram a criação da Década do Patrimônio Museológico (2012-2022).

A iniciativa inclui a execução de ações de fortalecimento da área durante um período de 10 anos, que culminará com a comemoração do cinqüentenário da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile em 2022.

Os atos comemorativos da Década têm início no dia 30 de maio, às 18h30, no Museu Nacional de História Natural de Santiago do Chile – com a colaboração da Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus (Dibam). A celebração terá a presença de autoridades da área de museus da região e de organismos internacionais.

A identidade visual da Década, cuja imagem foi selecionada em concurso ibero-americano, será divulgada durante o ato inaugural. Ainda em setembro deste ano, o projeto será apresentado no marco da Unesco. Saiba mais.

Texto: Divulgação Ibermuseus