Cessão de terreno ao Ibram vai ampliar Museu Histórico Nacional no RJ

publicado: 09/12/2013 10h08,
última modificação: 09/12/2013 10h08

O Governo do Estado do Rio de Janeiro cedeu o terreno localizado ao lado do Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram) ao Instituto Brasileiro de Museus. A cessão, por tempo indeterminado, foi oficializada através de publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, no dia 25 de novembro.

Museu Histórico Nacional (RJ)

O terreno, hoje ocupado pelo Detran, será utilizado para a construção do anexo do museu. A concessão da área já havia sido tentada em diversas ocasiões, até então sem êxito.

Para o anexo a ser construído, serão transferidas as áreas museográfica  e administrativa,  a biblioteca e o arquivo histórico do MHN. A nova construção possibilitará, ainda, a implantação de um Centro de Referência em Conservação e Restauração; de um auditório de maior capacidade; e a ampliação das áreas de serviços ao público.

Com a transferência, novos espaços de exposições de longa e curta duração serão  liberados  no atual conjunto arquitetônico, possibilitando que mais de 120 peças estejam abertas à sociedade.

Medalha
Por conta da cessão do terreno ao MHN, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi um dos homenageados com a Medalha Henrique Sérgio Gregori deste ano, entregue em cerimônia realizada na terça-feira (3).

Instituída pela Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional, em 1990, a medalha é concedida anualmente às empresas, instituições e representações estrangeiras que apoiaram projetos e pleitos do museu e pessoas que se distinguiram por sua relevante colaboração à instituição.

Também foram agraciados com a medalha o presidente do Ibram,  Angelo Oswaldo de Araujo Santos; a Academia Brasileira de Medicina, representada pelo Presidente Pietro Novelino; a Relações Públicas Diana Vianna de Souza; e os funcionários do MHN Aline Montenegro Magalhães, José Pereira Ignácio e Reginaldo Martins de Oliveira.

Texto e foto: Ascom/Ibram