Colóquios Museológicos discute os museus regionais e ecomuseus italianos

publicado: 06/10/2015 10h56,
última modificação: 13/10/2015 14h57

A 4ª edição dos Colóquios Museológicos Ibram recebe um convidado internacional: o museólogo e especialista em produção cultural italiano, Alberto Garlandini. O evento acontece no dia 13 de outubro, às 15h, na Sede do Ibram, em Brasília, e terá transmissão ao vivo, com tradução simultânea.

Garlandini irá discutir sobre os museus regionais e ecomuseus italianos em tempos de mudança global. Transformações demográficas, diversidade cultural, novas identidades comunitárias, redes culturais e desenvolvimento local estão na pauta da discussão. A peculiaridade do sistema museal italiano, o Manifesto estratégico da rede italiana dos ecomuseus, a participação dos museus italianos na programação europeia 2014-2020 para o desenvolvimento local também são tema da apresentação.

Membro do Conselho Executivo do ICOM, da Comissão Estratégica de Alocação e Revisão, e da Comissão de Plano Estratégico do Conselho, Alberto Garlandini atualmente é presidente do Comitê de Organização da 24ª Conferência Geral do ICOM, a ser realizada em Milão nos dias 3 a 9 de julho de 2016.

O Ibram fica no Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco N. Interessados em assistir aos Colóquios presencialmente podem confirmar a presença pelo email cerimonial@antigo.museus.gov.br. A transmissão será através do site do Instituto.