Conexões Ibram no Ceará: assinatura de acordo marcou encontro

publicado: 24/04/2012 10h43,
última modificação: 26/04/2012 10h43
Projeto Conexões Ibram no Ceará segue até dia 25

Na abertura do projeto Conexões Ibram na segunda-feira (23), em Fortaleza (CE), o presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Junior (foto), lembrou que o Ceará sempre foi participativo nos Fóruns de Museus e que a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Cultura, realizado no mesmo dia, é um “passo importante” para fortalecer o setor.

O Ceará é o estado da região Nordeste com a segunda maior concentração de museus mapeados pelo Cadastro Nacional de Museus (CNM). Mas de acordo com levantamento realizado pelo Ibram/MinC para a publicação Museus em Números, a partir de dados do cadastro, o Ceará possui 184 municípios e apenas 55 deles contam com museus.

O Conexões Ibram levou para Fortaleza dois dias de apresentações e debates sobre políticas para o setor de museus brasileiros, como os programas iMuseus e Pontos de Memória, o Plano Nacional Setorial de Museus, as estratégias de Gestão de Risco ao Patrimônio Museológico e de Fomento e Financiamento, além  do Legado Cultural para a Copa de 2014.

O tema Pontos de Memória, bem como as possibilidades de fomento para museus comunitários, despertou grande interesse na platéia. “O Ceará tem vocação para a museologia social”, comentou a gerente do Sistema Estadual de Museus do Ceará, Cristina Holanda.

“Eventos como esse são importantes, pois, à medida que o governo federal visita os estados, fica mais fácil gerenciar os instrumentos e as políticas que estão na ponta”, destacou a secretária adjunta de Cultura do Ceará, Maninha Marins.

Na quarta-feira (25), serão realizadas as primeiras reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) que darão continuidade às ações pactuadas durante o Conexões Ibram. Saiba mais sobre o projeto.

Texto: Soraia Costa (Ascom/Ibram)
Foto: Rogerio Rodrigues (Secult/CE)