Copa Fifa 2014: MinC vai investir mais de R$ 50 milhões na cultura brasileira

publicado: 09/08/2013 12h41,
última modificação: 27/09/2013 16h54

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou nesta quinta-feira (8), que serão investidos mais de R$ 50 milhões em cultura durante a Copa do Mundo 2014 e que o objetivo é ampliar a imagem que o mundo tem do Brasil, apresentando sua riqueza e diversidade.

Ministra (de vermelho) fez anúncio ontem (8) em São Paulo

De acordo com a Ministra, são cerca de R$ 19 milhões para a cultura, R$ 17,5 milhões para a revitalização de equipamentos escolhidos pelas cidades-sede, R$ 20 milhões da Petrobras para museus, R$ 2 milhões para a ação flash mob e R$ 12 milhões para o espaço cultura fan fests, que terão lugar nas cidades-sede.

O anúncio foi feito durante o lançamento, na Arena Corinthians (Itaquerão), em São Paulo (SP), do Concurso Cultura 2014. O edital tem como objetivo ampliar a agenda de atrações culturais das 12 cidades-sede da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. A ideia é proporcionar uma programação cultural ininterrupta de 10 de junho a 15 de julho do próximo ano, no “maior festival de cultura das Américas”. Leia mais na página do MinC.

Para o setor de museus os destaques estão no eixo Brasil Diverso, nos grupos Patrimônio e Cultura Viva, e no eixo Brasil das Artes Visuais, no grupo de Artes Visuais. Nestes eixos as ações buscam contemplar ações relacionadas à realização de exposições em museus, implantação de roteiros turísticos incluindo museus e promoção de atividades culturais em Pontos de Memória.

As inscrições para o edital podem ser feitas a partir desta sexta-feira (9), até o dia 23 de setembro de 2013, e deverão ser feitas exclusivamente pelo sistema SalicWeb. Podem participar pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e grupos não constituídos juridicamente.

Texto: Ascom/MinC
Foto: Luiz Murauskas (Ascom/MinC)