Dia Nacional da Consciência Negra comemorado em museus ligados ao Ibram

publicado: 16/11/2012 09h51,
última modificação: 16/11/2012 10h37

Museus em todo o Brasil preparam programações especiais para o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Com o objetivo de celebrar a memória e identidade afro-brasileiras e despertar reflexão sobre o tema, diversos museus da rede Ibram trazem exposições e outras atividades relacionadas à data.

Em Recife, Museu da Abolição tem programação especial

Em Recife (PE), o Museu da Abolição (MAB) realiza, entre os dias 19 e 24, a Semana da Consciência Negra: Memórias Afrobrasileiras, História e Educação. A programação inclui conferência, rodas de diálogo, mesas redondas, oficina, apresentações musicais e homenagens. Veja detalhes.

O museu exibe ainda, até o dia 1º de dezembro, a exposição Invernada dos Negros, de André Costantin e Daniel Herrera, que recebeu o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras.

Cinema, e contação de histórias
No Museu Casa Histórica de Alcântara, no Maranhão, o Dia Nacional da Consciência Negra será celebrado com Cine Temático que aborda a data. A exibição acontece na terça-feira (20), a partir das 19h. Mais informações pelo e-mail mcha@antigo.museus.gov.br. No mesmo dia e horário, o Museu casa dos Ottoni, de Serro (MG), promove apresentação de dança afro. Informações pelo e-mail mrco@antigo.museus.gov.br.

Casa da Hera, em Vassouras, destaca contribuições afrodescentes no Vale do Café

No Museu Casa da Hera, em Vassouras (RJ), todos os projetos desenvolvidos no mês de novembro têm sido dedicado à Consciência Negra, como forma de reconhecer e dar destaque às importantes contribuições das tradições afrodescendentes para a cultura do Vale Histórico do Café.

O museu recebe ainda, na próxima sexta-feira (23), grupos de samba e jongo para falar sobre as raízes dessas tradições. Confira a programação completa.

Texto: Ascom/Ibram