Ibram e Smithsonian Institution assinam parceria em Brasília

publicado: 19/09/2012 17h24,
última modificação: 21/09/2012 12h40

Em solenidade realizada nesta terça-feira (18), em Brasília, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e o Smithsonian Institution assinaram Memorando de Entendimento firmando parceria que durará três anos. O objetivo é fazer um intercâmbio de experiências para aprimorar as políticas e estratégias culturais adotadas nos museus brasileiros e nos museus norte-americanos e criar programas conjuntos de desenvolvimento profissional e exibições de acervos.

O documento foi assinado pela diretora do Programa Internacional de Educação Profissional de Museus do Smithsonian Institution, Elizabeth Duggal, e pelo presidente do Ibram, José do Nascimento Junior. Também esteve presente à solenidade de assinatura o embaixador dos Estados Unidos da América no Brasil, Thomas Shannon.
“Essa parceria firmada entre Smithsonian e Ibram é um ato de respeito mútuo que abre espaço para todos os nossos povos entenderem melhor a importância da cultura e das democracias e começarem a construir uma rede de acordos conectando os museus em todas as Américas para realizar nossa capacidade de sermos americanos no sentido original da palavra”, declarou o embaixador Thomas Shannon.

À esquerda: Thomas Shannon, Embaixador dos EUA no Brasil; Elizabeth Duggal e José do Nascimento Junior.

Palestra

A assinatura do acordo foi precedida de palestra de Elizabeth Duggal, sobre o tema Em busca da excelência: perspectivas do Smithsonian Institution, ela falou sobre o conceito de museu, os desafios da gestão museal e as formas encontradas pelo instituto para atrair e fidelizar o público, manter relacionamento permanente com a comunidade e firmar parcerias.

Depois desse evento em Brasília, Elizabeth Duggal segue para o Rio de Janeiro, para ministrar a mesma palestra amanhã (20) no Museu Histórico Nacional.

Para se inscrever para a palestra no Rio de Janeiro, acesse o formulário. Inscrições encerradas.

Texto: ASCOM/Ibram
Foto: Fábio Bonifácio/Embaixada EUA