Mitologia grega em destaque no MNBA

publicado: 17/06/2011 15h30,
última modificação: 17/06/2011 15h30

A inspiradora mitologia grega é um tema recorrente na obra do americano Rick Riordan e para comemorar o lançamento da nova série do escritor,  uma parceria entre a Editora Intrínseca e o Museu Nacional de Belas Artes, no próximo dia 18 de junho,  sábado,  vai levar dezenas de  leitores  para uma  visita guiada na Galeria de Moldagens I. 

A  partir das 14h,  os  leitores que estiverem presentes ao lançamento do livro O Herói Perdido na Livraria Saraiva, filial da Rua do Ouvidor(no centro do Rio de Janeiro), serão conduzidos por um professor de história da arte até o MNBA.  Chegando ao Museu, eles farão uma visita guiada na imponente Galeria de Moldagens I que abriga reproduções de esculturas de figuras e divindades greco-romanas, cujos originais estão em vários museus europeus.

Um dos espaços mais conhecidos e visitados do MNBA, a Galeria de Moldagens  exibe esculturas que foram produzidas entre 1812 e 1928, em oficinas ligadas aos museus franceses. Utilizadas no ensino da arte ao longo de décadas, estas cópias foram incorporadas por sucessivos diretores da Academia Imperial de Belas Artes e o próprio D. Pedro II doou várias moldagens,  formando um acervo que, em grande parte,  foi transferido posteriormente para o Museu Nacional de Belas Artes.  As obras  em exposição no MNBA  formam a maior e melhor coleção de moldagens deste período  no Brasil. 

Visite o site:  www.mnba.gov.br