Museu Casa Histórica de Alcântara inicia reforma e ampliação

publicado: 20/08/2020 23h25,
última modificação: 20/08/2020 23h27

O Museu Casa Histórica de Alcântara no Maranhão, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus/Ibram, será reformado e rebatizado de Museu de Alcântara/Musa. A obra com início em 2020 tem prazo de cerca de vinte e quatro meses (podendo ser alterado) e visa recuperar o sobrado vizinho ao atual prédio, além de incorporar dispositivos de segurança e combate à incêndio.

Fachada do Museu em obras (fonte: Site MCHA)

A reforma foi possível com os recursos do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública/MJSP, que tem como missão a defesa e a recomposição de danos causados a direitos difusos e coletivos. O valor global do projeto está orçado em R$ 6.787.561,00 para a obra de reforma e ampliação, gerenciamento e fiscalização e execução do novo projeto expográfico.

O projeto do Museu de Alcântara foi aprovado por unanimidade pelo conselho gestor, sendo selecionado com outros cinco projetos do Instituto Brasileiro de Museus. A ampliação objetiva integrar as duas edificações e contribuir na transformação da diretriz museológica da instituição. O novo formato pretende atualizar a exposição atual e contará com uma fase de pesquisa e consulta ao público.

O Museu e as empresas, cientes da pandemia mundial do novo coronavírus, estão obedecendo a todos os protocolos sanitários e prezam pelos cuidados com a saúde e a segurança dos trabalhadores envolvidos. Assim que reaberto, o Museu continuará funcionando com atividades educativas e exposição temporária na sede do escritório técnico do IPHAN de Alcântara. Para mais informações acesse o site, entre em contato pelo telefone (98) 3337 1515, pelo email mcha@antigo.museus.gov.br ou pelos perfis nas redes sociais @museudealcantara.

Texto: Museu Casa Histórica de Alcântara