Museu da Abolição reúne obras sobre o continente africano

publicado: 12/08/2019 16h51,
última modificação: 24/01/2020 16h57

O Museu da Abolição/Ibram recebe, nesta segunda-feira (12), a exposição “Culturas Africanas – arte, mitos e tradições”. Em parceria com o Departamento de Artes, do Centro de Artes e Comunicação (CAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a mostra ficará no museu até o dia 9 de novembro.

Em forma de releitura de máscaras, escudos, objetos rituais de uso lúdico e utilitário da África, a exposição apresenta, também, algumas peças originais de vestuário da nobreza tradicional africana. “Pensando em muitas pessoas que não podem visitar museus do mundo afora, que são especializados em arte africana, nós fizemos essa pesquisa que resultou nesta exposição didática no Museu da Abolição”, ressaltou Paulo Lemos de Carvalho, curador da mostra.

A mostra é  resultado dos trabalhos realizados por 16 pesquisadores do CAC sobre modelagem em argila. “Percebemos que muitas vezes os estereótipos que se fazem, com relação a África e os africanos, são devidos a uma falta de conhecimento e de abertura com relação à riqueza e ao potencial da estética africana”, declarou o curador.

Exposição
Exposição “Culturas Africanas – arte, mitos e tradições” . Foto: Museu da Abolição

“Essa exposição, fruto do trabalho coletivo de pesquisa sobre a cultura material dos diversos grupos étnicos africanos, contribui para uma conscientização da potencialidade estética, histórica, artística e cultural presente no continente africano” afirma Daiane Carvalho, diretora do Museu da Abolição.

O projeto tem a direção da professora Suely Cisneiros Muniz, da UFPE, e orientação e curadoria do professor Paulo Lemos de Carvalho, pesquisador em antropologia da arte tradicional africana, além dos 16 pesquisadores do CAC.

O Museu da Abolição funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados, das 13h às 17h. Fechado aos domingos e na primeira segunda-feira de cada mês.