Museu da Inconfidência encerra ano com exposição do artista Tunico dos Telhados

publicado: 27/12/2018 09h42,
última modificação: 27/12/2018 09h44

Tunico dos TelhadosOuropretano nascido em 1952, Antônio Marcos de Paula, mais conhecido como Tunico de Ouro Preto ou Tunico dos Telhados, começou a pintar na infância e adotou os telhados do casario da cidade histórica mineira como principal temática de seu trabalho. Sua obra é o tema de exposição que encerra o calendário 2018 do Museu da Inconfidência e abre ao público nesta sexta-feira (21).

O artista mineiro trabalha a arte figurativa em uma visão peculiar sobre os telhados dos casarios de Ouro Preto. Tunico busca inspiração na arquitetura colonial e no estilo barroco típico da Vila Rica do século XVIII, sendo marcante a influência da obra literária “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles.

Com curadoria de Margareth Monteiro e Janine Ojeda, a exposição apresenta vinte obras em acrílica sobre tela que apresentam o olhar do artista também sobre as antigas sacadas das fachadas coloniais, do casario e igrejas de Ouro Preto. São apresentados ainda elementos construtivos da arquitetura colonial pertencentes ao acervo do museu e colecionadores com o objetivo de reproduzir parte da fachada do casario colonial típico de da cidade.

“A arte figurativa de Tunico dos Telhados” poderá ser visitada até 10 de fevereiro de 2019. O Museu da Inconfidência funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.