Museu da Inconfidência lança filme Os Tiradentes de Oscar Araripe

publicado: 05/12/2017 09h15,
última modificação: 05/12/2017 13h58

Marinho Antunes e Oscar Araripe no Museu da Inconfidência. Arquivo pessoal/Oscar Araripe.

O documentário Os Tiradentes de Oscar Araripe será lançado nesta quarta-feira (6) no Museu da Inconfidência (Ibram/MinC). A exibição, gratuita, será no Auditório, às 19h. O filme,  com cenas filmadas em Ouro Preto, Tiradentes, Rio de Janeiro e  Belo Horizonte, tem direção do cineasta Marinho Antunes. Com 20 minutos de duração, a filmagem conta a história da criação dos painéis de 3×3 metros representando Tiradentes, que foram pintados pelo artista Oscar Araripe nos anos 90 para as comemorações do Bicentenário da Morte do herói, em 1992.

Na época, Araripe, pintor profundamente ligado a Ouro Preto, residia na cidade, onde realizou seu primeiro trabalho artístico, em 1966 – uma adaptação para o teatro do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, num dos primeiros festivais de inverno, na Casa da Ópera. O documentário apresenta impressões do artista, sua relação com o herói da Inconfidência e, também, depoimentos de personalidades do mundo da Justiça, da Arte e da Cultura.

Os dois painéis de 3X3 metros representando Tiradentes, feitos para as comemorações do Bicentenário da Morte do herói, em 1992, foram expostos pela primeira vez no pátio do Anexo do Museu da Inconfidência, e depois em vários museus e locais no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. A versão Rio do painel hoje se encontra nas escadarias da Faculdade Nacional de Direito e a outra, a versão Ouro Preto, acaba de ser colocada no hall principal do Palácio da Justiça, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Texto: Ascom Museu da Inconfidência