Museu da República lança cinco publicações na Semana de Museus

publicado: 08/05/2019 10h52,
última modificação: 08/05/2019 10h53

Museu da República 17 SNMO Museu da República/Ibram tem programação na 17ª Semana Nacional de Museus para todos os públicos. De 13 a 19 de maio, o museu apresenta atividades inéditas incluindo seminários, novas exposições, festivais gastronômicos, palestras, entre outros.

No dia 13, às 18h30, o Museu da República realizará o Seminário “Haja hoje para tanto ontem – a fotografia no trânsito da história”, e no dia 14, também no mesmo horário, o seminário “Os efeitos do Movimento e do Corpo como primeiro patrimônio”.

Já no dia 15, às 16h o museu apresenta o sarau “Leitura de poesias de Abdias do Nascimento” e às 18h30 a mesa-redonda “Haja hoje para tanto ontem, O que a Abolição não aboliu”, ambos sobre questões raciais no Brasil contemporâneo.

No dia 16, o museu inaugura a exposição “Palácio, Presidência, Museu”, que mostra a 1ª etapa da nova exposição sobre a História do Palácio do Catete, desde sua fundação até tornar-se Museu da República.

E na tarde de sexta-feira (17), haverá o lançamento de cinco publicações do Museu da República seguida de mesa de autógrafos. As obras publicadas pelo museu partem do trabalho de pesquisadores da instituição e abordam de modo aprofundado peças do acervo, como os quadros “Compromisso Constitucional” e “A Pátria”, métodos museológicos, o jardim do Palácio do Catete, entre outros temas. Veja abaixo a lista de publicações que serão lançadas na data:

▪️ República em Documentos: série documentos arquivísticos nº 2. Documentos Cartográficos.
▪️ República em Documentos: série documentos museológicos nº 2. Compromisso Constitucional.
▪️ República em Documentos: série documentos museológicos nº 3. A Pátria.
▪️ República em Documentos: série documentos museológicos nº 4. Coleção de Alegorias.
▪️ República em Documentos: série documentos museológicos nº 5. Jardim Histórico do Museu da República.

O Museu da República fica na Rua do Catete, 153 – Catete, No Rio de Janeiro (RJ). Veja a programação completa da 17ª Semana Nacional de Museus no Museu da República.