Museu de Favela expõe acervo e artesanato em Paraty

publicado: 19/04/2011 11h41,
última modificação: 19/04/2011 11h41

O Museu Forte Defensor Perpétuo, em Paraty (RJ), sedia até o fim de abril a exposição itinerante Despertar de Almas e de Sonhos, organizada pelo Museu de Favela, da Cidade do Rio de Janeiro (MUF). A exposição pode ser visitada de quarta a domingo, das 9h às 12h e de 14h às 17h.

A mostra já esteve em Macaé, no Museu Solar dos Mellos, no mês de março. Depois de Paraty, a terceira parada será no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio, de 5 a 15 de maio. Nas três cidades, a montagem conta com a exposição do acervo e artesanatos da Rede MUF e oficina de graffiti-art.

Despertar de Almas e de Sonhos valoriza a saga individual de ilustres moradores da favela, cujos depoimentos sobre o passado contribuem para a compreensão do presente: são histórias de luta e de resistência cultural, com as quais se identifica grande parte da nação brasileira.

A exposição tem o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e conta com apoio da Prefeitura de Macaé, da Fundação Macaé de Cultura e do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.

O que é o MUF – A organização não governamental Museu de Favela (MUF) é gestora do primeiro museu territorial sobre memórias e cultura em favela do mundo. É uma associação privada sem fins lucrativos e de interesse comunitário, fundada por moradores de favelas cariocas.  O museu se estende por Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, no Rio de Janeiro.

Fonte: Museu Forte Defensor Perpétuo