Museu do Diamante recebe a exposição ‘Mestres Calceteiros: a história não contada’

publicado: 19/06/2019 16h18,
última modificação: 27/01/2020 16h19
Foto do calceteiros - 1

Nesta quarta-feira, dia 19, o Museu do Diamante/Ibram recebe a exposição “Mestres Calceteiros: a história não contada”.

O evento, desenvolvido pelos estudantes Kleber Lopes e Letícia Derigo sob a orientação da antropóloga da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Macuri (UFVJM), Ana Flávia Figueiredo, visa divulgar uma exposição fotográfica das manifestações artísticas cravadas nas pedras durante o processo de calçamento das vias do município de Diamantina.

Na exposição, serão apresentadas  25 fotos tamanho 20×30 do calçamento e uma breve introdução sobre a profissão e as condições de trabalho dos calceteiros, além de um documentário seguido de uma roda de conversa sobre o tema.

A mostra, que ficará exposta no Museu até o dia 7 de julho, se justifica pelo registro da memória do calçamento de pedras das ruas da cidade perante a sociedade diamantinense, promovendo o debate e a apropriação desse bem pela comunidade local.