Museu do Ouro faz 73 anos nesta quinta-feira (16) e lança site e acervo online

publicado: 15/05/2019 11h43,
última modificação: 20/05/2019 09h55

Pagina Acervo Museologico do Site Museu do Ouro1Nesta quinta-feira (16), o Museu do Ouro completará 73 anos de portas abertas ao público e, como parte das comemorações, lançará no sábado (18) seu site institucional onde também estará disponível o acesso online ao acervo do museu, por meio da ferramenta Tainacan. Inicialmente, a plataforma disponibilizará 50 itens, mas a intenção é que muito em breve todo o acervo possa ser consultado online.

“O objetivo é criar mais um meio de comunicação com o público, divulgando nossas ações e tornando o Museu mais acessível, não só para aqueles que vierem nos visitar fisicamente, mas também disponibilizando informações do nosso acervo museológico através da internet. Isso facilita a troca com outras instituições de memória e estimula o interesse em temas afins às nossas coleções”, declarou o diretor do Museu do Ouro, Paulo Nascimento.

Instalado na antiga Casa de Intendência e Fundição do Ouro da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, o Museu do Ouro foi criado em 1945, por meio do Decreto n° 7.483 e oficialmente inaugurado no dia 16 de maio de 1946. A instituição ocupa uma área total de 1.456 m², sendo 714 m² de área edificada. O acervo é constituído por objetos ligados à prática da mineração (séculos XVIII e XIX) e ao estilo de vida de parcela da sociedade deste período.

Museu do Ouro/Ibram em Sabará (MG)

O Museu do Ouro possui ainda um arquivo histórico e uma biblioteca, localizados na Casa Borba Gato, edificação do século XVIII. O Arquivo Histórico Documental do museu começou a ser constituído em meados da década de 50 do século XX e compõe-se de documentação cartorial originada no século XVIII, nas Ouvidorias e Provedorias dos Cartórios do Primeiro e Segundo Ofícios da outrora comarca do Rio das Velhas. A Biblioteca possui cerca de 3.000 títulos registrados, entre os quais se encontram obras referentes à formação do Estado de Minas Gerais e do Brasil, arquitetura, história da arte, incluindo valiosa coleção de obras raras com edições que datam do século XVIII.

O Museu do Ouro/Ibram fica na Rua da Intendência, s/nº, no Centro de Sabará, município da região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e está aberto ao público de terça a sexta, das 10h às 17h; aos sábados e domingos, das 12h às 17h. Informações pelo e-mail: mdo@antigo.museus.gov.br ou pelo telefone (31) 3671-1848 ou (31) 3671-4099.

Semana de Museus

Ainda em comemoração ao aniversário do museu e dentro da programação da 17ª Semana Nacional de Museus, o Museu do Ouro realizará uma leitura dramática do conto “A morte da Porta-Estandarte”, obra do escritor sabarense Aníbal Machado, no sábado (18) às 19h. O evento contará também com palestra do Prof. Marcos Teixeira sobre o autor do conto e com exposição dos estandartes das principais agremiações carnavalescas de Sabará.