Museu Imperial oferece online diário de viagem de d. Pedro II

publicado: 27/04/2015 07h59,
última modificação: 29/04/2015 10h32

Retrato do imperador tirado em Nova Iorque em 1876

A partir do dia 29 de abril, o Museu Imperial irá disponibilizar diariamente, em seu portal da internet e na página web do Consulado dos Estados Unidos, o conteúdo do diário de d. Pedro II, relativo à viagem feita ao território estadunidense, de abril a julho de 1876. São 43 cadernetas manuscritas que fazem parte do acervo do Museu.

Entre abril e junho de 1876, o então imperador do Brasil d. Pedro II protagonizou uma histórica viagem aos Estados Unidos da América, onde participou da Exposição Universal daquele ano, comemorativa ao centenário da independência estadunidense.

As cadernetas, que integram o acervo do museu e receberam o Prêmio Memória do Mundo da Unesco, terão seu conteúdo disponibilizado em posts diários que serão publicados até 7 de julho nas páginas eletrônicas do Museu Imperial e do Consulado dos Estados Unidos.

A data escolhida para iniciar as postagens não foi ao acaso: no dia 29 de abril foi escrita a primeira anotação do imperador. “Vamos seguir a lógica do diário, trabalhando com textos adequados a linguagem atual e incluindo imagens de época para acompanhar”, explica o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr. Conheça o Museu Imperial.

Texto: Ascom/Ibram
Imagem: Museu Imperial/divulgação