Música: Museu Villa-Lobos comemora aniversário do compositor em março

última modificação: 09/03/2015 11h43

Museu Villa-Lobos (RJ)
O Museu Villa-Lobos fica na Zona Sul carioca

O Museu Villa Lobos/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ) preparou uma programação musical especial para celebrar o aniversário do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), nascido em 5 de março.

Como parte das comemorações, o museu recebe na quarta-feira (11), a partir das 14h30, miniconcerto da Orquestra Filarmônica do Projeto Villa-Lobos e as Crianças – que desde 2008 desenvolve trabalho destinado a profissionalizar jovens talentos de comunidades no Rio de Janeiro.

No dia 18, no mesmo horário, é a vez de a Orquestra Popular Tuhu, que leva em seu nome o apelido de Villa-Lobos, apresentar sua música inspirada em mestres como Pixinguinha, Ataulfo Alves e Noel Rosa.

Fugindo ao formato tradicional, a orquestra é composta por flautas, clarinetas, saxofones, trompete, trombone, baixo, violão, cavaquinho e percussão.

Fechando a programação, a Orquestra de Cordas do Projeto Villa-Lobos e as Crianças se apresenta no dia 25, também às 14h30. Sob a regência do maestro Sérgio Barboza, a orquestra apresenta repertório que inclui peças da música barroca, clássica, romântica e contemporânea, além da música de Heitor Villa-Lobos.

Todas as apresentações terão entrada franca. O Museu Villa-Lobos está situado na Rua Sorocaba, 200 (Botafogo), no cidade do Rio. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Banco de Imagens Ibram