Museus Ibram desenvolvem atividades para o período de férias de verão

publicado: 10/01/2017 10h29,
última modificação: 12/01/2017 11h37

É hora de aproveitar as férias de verão e os museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) são uma ótima opção. Além de importantes espaços de fruição estética, também oferecem oportunidade de lazer, principalmente para o público infantil.

Confira abaixo o que museus no Rio de Janeiro e Minas Gerais prepararam especialmente para este período do ano.

Museu da República (RJ)

O Museu Imperial, que fica em Petrópolis (RJ), está oferecendo uma visita guiada no período das férias (até 25 de fevereiro). As visitas são oferecidas pelo Setor de Educação e ocorrem de terça a sábado.

Além disso, o museu também preparou uma programação destinada a crianças de 3 a 10 anos, feita pela equipe da Biblioteca Rocambole. A programação começa hoje (10). Confira a programação completa.

Já a Colônia de Férias do Museu da República, na cidade do Rio (RJ), é uma atividade dirigida ao público infantil, promovida há mais de 30 anos. O museu desenvolve, gratuitamente, trabalhos com grupos de 40 crianças, de 7 a 11 anos, sempre pautadas no patrimônio material e imaterial, memória e museu.

Os temas são trabalhados por meio de oficinas lúdico-pedagógicas, dinâmicas de grupo e brincadeiras. O programa é desenvolvido anualmente durante o mês de janeiro. Mais informações pelo endereço eletrônico mr@antigo.museus.gov.br ou pelo telefone  (21) 2127.0324.

A cidade como tema
Ainda no estado do Rio de Janeiro, no dia 13 de janeiro, às 20h, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio promove o Cinema nos Jardins do Museu, com a exibição do documentário A noite dos tempos, com direção de Ricardo do Carmo, sobre a cidade de Cabo Frio, tratando de temas históricos e atuais relacionados à cidade.

Ainda na programação audiovisual, o documentário Uma terra de todos, de Márcio Paixão, faz um recorte da gestão da prefeitura na cidade de Cabo Frio pós-deflagração da crise do petróleo e suas consequências para a população.

Museu Casa dos Ottoni (MG)
Museu Regional Casa dos Ottoni (MG)

O Setor Educativo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), promove, a partir do dia 16 de janeiro, a oficina (Re)inventando a cidade, como foco nas relações que estabelecemos com a cidade de forma lúdica e despretensiosa.

A oficina destina-se a crianças dos 7 aos 12 anos e será divida em duas turma. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3551.1378 ou pelo endereço eletrônico educativodomuseu@gmail.com.

E o Museu Regional Casa dos Ottoni, na cidade de Serro (MG), oferece, durante todo o mês de janeiro, atividades recreativas para as crianças e jovens, como passeios ecológicos, Espaço de Leitura, atividade Hora de Brincar e apresentação teatral.

Além disso, em parceria com o Serro Tênis Clube, serão oferecidos brincadeiras com petecas e bolas no jardim da instituição. Mais informações e inscrições pelos telefones (38) 3541.1440 ou (31) 9902.4609, e ainda pelo endereço eletrônico mrco@antigo.museus.gov.br.

Texto: Ascom/MinC
Edição: Ascom/Ibram