Museus Ibram inauguram exposições no estado do Rio de Janeiro

publicado: 27/09/2013 10h00,
última modificação: 09/10/2013 14h50

Aconteceu na última quarta-feira (25), no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio/Ibram (RJ), a abertura da exposição Ciência e Arte do artista baiano radicado em Armação dos Búzios (RJ), Gilmário Santana.

São peças esculpidas em madeira, em diferentes proporções, que ficarão em frente à fachada do antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos. A mostra tem curadoria de José Antônio J. Mendes e fica em exibição até o dia 24 de novembro.

Na capital fluminense, Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram) abre exposição comemorativa dos 250 anos da transferência da sede do governo do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro, ocorrida em 1763. A mostra apresenta acervos do MHN e de colecionadores particulares. A exposição fica em cartaz de 7 de outubro de 2013 a 26 de janeiro de 2014. A entrada do museu é franca até o dia 1º de dezembro.

Mnemosyne é o título da nova exposição que estará em cartaz na Galeria do Lago, do Museu da República/Ibram (Palácio do Catete), a partir do próximo dia 28 de setembro. A exposição é constituída de retratos com intervenções de Rui Macedo. São 225 obras, pinturas de todos os presidentes da República Brasileira e outras figuras ilustres que pertencem à cultura mundial, entre artistas, filósofos, escritores, compositores. A instalação evoca o espírito de um tempo – o da República Brasileira – numa homenagem a sua História.

Em Vassouras, o Museu Casa da Hera/Ibram inaugurou a segunda edição da Mostra Inspiração e Expressão, realizada pelos artesãos da região do Vale do Paraíba Sul Fluminense. A mostra busca estimular o artesanato com identidade regional, fomentando a produção local e agregando valores aos produtos e seguirá em cartaz até dia 29 de dezembro.

Todas as obras expostas são inspiradas pelas imagens, texturas e personagens do MCH, parte das peças foi produzida por trabalhadores da própria instituição.

Saiba mais sobre os museus Ibram.