Nota de esclarecimento sobre o processo seletivo para o cargo de diretor do Museu Histórico Nacional

publicado: 01/06/2021 16h45,
última modificação: 01/06/2021 16h45

No último sábado, dia 29, o colunista do jornal O Globo, Ancelmo Gois, divulgou que a escolha do novo (a) diretor (a) do Museu Histórico Nacional/Ibram “não sai do lugar desde 2019”. A informação veiculada pelo jornalista não condiz com o andamento do edital de chamamento público  Nº 9/2020, que foi aberto em 23 de novembro de 2020. A homologação do certame ocorreu no dia 09 de fevereiro de 2021 e já no dia 31 de março foi divulgada a Portaria número 237, que prorrogou pelo prazo de 30  (trinta) dias a conclusão dos trabalhos da comissão de seleção para receber e analisar a documentação   enviada pelos candidatos ao cargo.

A convocação para entrevista dos candidatos pré-selecionados ocorreu nos dias 20, 22 e 23 de abril de 2021, no entanto os arquivos apresentaram problemas técnicos. Cabe destacar que, de acordo com o edital, as entrevistas são gravadas em áudio e vídeo e seus registros são arquivados como prova documental dessa etapa do processo seletivo. Esse acontecimento levou  a replicação da fase de entrevistas dos candidatos para os dias 13 e 14 de maio de 2021. Apesar de as entrevistas terem sido remarcadas, um membro da Comissão de Seleção teve problemas de ordem pessoal, motivo para a replicação das entrevistas nos dias 08 e 10 de junho, conforme pode ser observado aqui.

Esclarecemos que o acompanhamento das chamadas públicas para as unidades museológicas pode ser feito por meio do site do Ibram. Além disso, a última publicação sobre o andamento do processo seletivo foi feita ainda no dia 28 de maio, data anterior à publicação equivocada do colunista que, infelizmente, não buscou esclarecimentos junto à Assessoria de Comunicação deste Instituto.