Patrimônio: escultura de Aleijadinho volta para Ouro Preto após 40 anos

publicado: 14/10/2013 15h42,
última modificação: 17/10/2013 12h45

A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais (MG),  recebeu, na última semana, a estátua da Samaritana, obra atribuída a Aleijadinho (1738-1814) e que estava desaparecida há cerca de 40 anos. A obra está sob guarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) e foi acomodada na reserva do Museu da Inconfidência/Ibram.

Escultura foi encontrada após quatro décadas

A escultura foi apreendida em Belo Horizonte por meio de uma ação conjunta entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPPG) e o Ministério Público Federal (MPF). A peça, esculpida em pedra sabão e datada do final do século XVIII, pertence ao conjunto arquitetônico de Ouro Preto.

Segundo as investigações, a Samaritana faz parte de um chafariz instalado aos fundos de um casarão, onde atualmente está instalado o Museu Casa Guignard, e foi retirada no local de origem na década de 1950.

A peça faz parte do Monumento Nacional da Cidade de Ouro Preto e encontrava-se tombada pelo Iphan desde 1938, não podendo ter sido retirado do conjunto a que pertencia, implicando em mutilação do bem protegido.  Por isso, em ação civil pública proposta pelo MPPG e MPF, foi pedida liminarmente a busca e apreensão do bem, que ficará sob guarda do Iphan até o final do julgamento. Saiba mais.

Texto: Divulgação MPMG
Edição: Ascom/Ibram