Pontos de Memória participam de Simpósio Nacional de História em Natal

publicado: 23/07/2013 09h17,
última modificação: 27/09/2013 16h58

Representantes de Pontos de Memória, além de redes de iniciativas de memória e museologia social, apresentam trabalhos durante o XXVII Simpósio Nacional de História, organizado pela Associação Nacional de História(Anpuh), que acontece em Natal (RN), até sexta-feira (26), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

com o tema geral Conhecimento histórico e diálogo social, as apresentações dos Pontos de Memória serão realizadas no simpósio História, historiadores e memória das comunidades: diálogos possíveis, coordenado pelos pesquisadores e doutores Jean Baptista e Wani Pereira.

A proposta é problematizar a atuação pesquisadores de populações periféricas, indígenas, quilombolas, ciganas, rurais, dentre outras, no campo da história e memória, elencando a inovação de práticas em defesa dos patrimônios histórico-culturais e naturais. Os trabalhos também tratam da valorização e divulgação de diferentes tipos de memórias, saberes e fazeres não acadêmicos, que refletem na pluralidade de expressões socioculturais e no desenvolvimento de museus comunitários e iniciativas e iniciativas de museologia social.

Pontos de Memória do Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais e Ceará terão suas ações tratadas nas apresentações durante o simpósio. Leia o resumo dos trabalhos e saiba mais sobre o simpósio Anpuh.

Texto: Divulgação Pontos de Memória