Presidente do Ibram parabeniza museus e convida para os Colóquios

publicado: 19/05/2015 08h46,
última modificação: 20/05/2015 17h15

Confira a seguir mensagem do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Carlos Roberto Brandão, por conta do Dia Internacional dos Museus.

Por ocasião do dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, venho parabenizar toda a comunidade museológica pelo trabalho realizado nos mais de 3.500 museus espalhados por todo o país e desejar sucesso na realização da 13ª Semana de Museus, que mais uma vez, superou as expectativas e tem recorde de participação.

Estou há pouco mais de dois meses à frente do Instituto Brasileiro de Museus, tempo que pude reforçar ainda mais boas expectativas para o campo. A cultura é fundamental para um país e para um povo e os museus são instrumentos essenciais para a difusão da cultura e preservação da memória.

Pensando nisso, convidamos o Ministro Juca Ferreira, para participar da 1ª edição dos Colóquios Museológicos Ibram, que acontecerá nesta terça-feira (19), na Sede do Ibram, em Brasília.

O evento faz parte da programação oficial da 13ª Semana e será transmitido ao vivo pela internet, a partir das 15h30, através do endereço www.museus.gov.br. O Ministro abordará o tema ‘Museus para todos’.  As escolas de museologia e os museus Ibram foram convidados a participar por via remota do evento.

Os Colóquios têm como proposta dinamizar os espaços de eventos do instituto, de forma que o Ibram passe a ser reconhecido também como um centro de estudos museológicos contemporâneos. A programação será permanente e contará sempre com a participação de convidados que irão abordar temas contemporâneos situados no campo de interesse dos museus.

Acontece também, hoje e amanhã, a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico, que tem na pauta a discussão do plano de Gestão para o Ibram e a situação atual.

Estamos trabalhando para buscar alternativas para o crescimento e fortalecimento do setor. Conto com vocês para o sucesso da nossa caminhada. E desejo a todos uma ótima Semana de Museus!