Programa Ibermuseus abre seleção para projetos de curadoria

publicado: 06/02/2015 09h15,
última modificação: 10/02/2015 08h46

O Programa Ibermuseus, iniciativa intergovernamental de cooperação cultural para a área de museus em toda a comunidade Ibero-Americana, lançou ontem (5), a 3ª Convocatória ibero-americana de Projetos de Curadoria – Conversaciones.

Com a ação, o Ibermuseus convida instituições culturais dos 22 países ibero-americanos a apresentarem projetos expositivos realizados em parceria entre duas ou mais instituições de diferentes países, estimulando, assim, o intercâmbio de acervos museológicos e o fomento ao diálogo intercultural.

Conversaciones_banner2
Peça da campanha de divulgação do edital Conversaciones 2015

Serão financiados dois projetos expositivos de US$ 40 mil cada, para a circulação de acervos ou exposições entre as instituições ibero-americanas.

As inscrições estão abertas até 5 de abril e podem ser realizadas pelo Portal Ibermuseus, onde os interessados podem encontrar o edital e demais informações sobre a convocatória.

Para participar, as instituições devem ter caráter cultural, educativo ou afim, além de estarem ligadas à administração pública (municipal, regional ou nacional) ou serem empresas privadas sem fins lucrativos.

Os projetos deverão ser apresentados por uma única instituição, proveniente de um dos países membro do Comitê Intergovernamental do Programa. Saiba mais.

O Programa Ibermuseus está vinculado à Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) e conta com o apoio técnico da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), além do suporte da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

Atualmente o programa é presidido pelo Brasil, onde funciona sua Unidade Técnica, encarregada da execução das linhas de ação determinadas pelo Comitê Intergovernamental. Visite a página do Programa Ibermuseus.

Texto e imagem: Divulgação Ibermuseus