Petrobras Cultural apoia projetos para acervos e circulação de exposições

publicado: 03/09/2012 17h56,
última modificação: 19/09/2012 18h23

O setor de museus está contemplado na edição 2012 do Programa Petrobras Cultural. Com 11 chamadas de seleção pública abertas para suas três linhas de atuação – Preservação e Memória, Produção e Difusão, e Formação – três delas dialogam diretamente com projetos de proteção à memória das artes no Brasil, ações de recuperação e organização de acervos, com foco na democratização do acesso, e circulação de exposições.

Patrocínio a projetos de resgate, pesquisa, preservação e organização de acervos, priorizando os que se encontram em situação de risco, pertencentes a museus, arquivos e bibliotecas brasileiros é o objeto da seleção Apoio a Museus, Arquivos e Bibliotecas. São R$ 4 milhões, com valor máximo de R$ 700 mil por projeto. As inscrições seguem abertas até 29 de outubro. Conheça projetos de museus já patrocinados pelo Petrobras Cultural.

Museu de Arte Moderna do RJ tem patrocínio do Programa Petrobras Cultural

Já a seleção Memória das Artes vai conceder patrocínio a projetos de resgate, pesquisa, preservação e organização de acervos. Serão priorizados projetos que envolvam obras e documentos de valor inestimável, sob o ponto de vista histórico e cultural, que se encontram à margem do alcance público e ameaçados de perdas irreversíveis.

Estão disponíveis R$ 3 milhões, com valor máximo por projeto de R$ 500 mil. As inscrições também seguem abertas até 29 de outubro.

Com o objetivo de viabilizar o deslocamento em território nacional de exposições com conteúdos relativos aos diversos segmentos da arte e da cultura brasileira, a chamada Circulação de Exposições pretende ampliar a circulação e intercâmbio entre diferentes regiões e instituições culturais do país. São R$ 4 milhões para projetos de até R$ 500 mil. As inscrições terminam no dia 30 de outubro.

Acesse os regulamentos e saiba mais sobre o Programa Petrobras Cultural 2012.

Texto: Ascom/Ibram