Programa Primeiro Museu apoia a criação de museus comunitários

publicado: 20/10/2014 07h59,
última modificação: 23/10/2014 07h56

O Museu da Família e o Instituto Cultural Ingá abriram inscrições para a etapa nacional do Programa Primeiro Museu. A iniciativa se destina a promover processos museológicos em pequenas comunidades visando à preservação da memória e do patrimônio cultural local.

O programa oferece apoio técnico e institucional à criação de museus comunitários (nas tipologias virtual e física) em 60 municípios brasileiros até 2015. As inscrições estão abertas até 15 de dezembro.

Podem participar entidades políticas e comunitárias (prefeituras, câmaras municipais, associações civis sem fins lucrativos), entidades filantrópicas, instituições de ensino, clubes esportivos, igrejas, cooperativas, dentre outras instituições, desde que comprovem vínculo com a comunidade a ser beneficiada.

Os museus comunitários poderão atender a todo o município, ou a localidades específicas, como distritos, regiões administrativas ou bairros.

Após a validação da inscrição, será elaborado Termo de Cooperação Técnica, bem como o selecionado deve efetuar pagamento no valor de R$ 6,3 mil. O investimento por parte do proponente será utilizado para custear despesas diversas relativas a customização do museu virtual, bem como para a contratação de profissionais responsáveis pela elaboração dos projetos técnicos.

Saiba mais sobre o regulamento da chamada pública e outras informações na página do Programa Primeiro Museu ou pelo telefone (44) 3025.1666.

Texto: Ascom/Ibram
Última atualização: 23.10.2014