Semana e Museus no Museu Imperial tem uma vasta programação

publicado: 18/05/2015 09h15,
última modificação: 18/05/2015 09h15

Museu ImperialO Museu Imperial/Ibram realiza uma série de atividades durante esta semana. Na segunda (18), o Museu estará fechado para visitação, porém, será realizada a sétima edição do Curso de Atualização para Guias de Turismo, que vai até o dia 20, e é destinado a guias com registro na Embratur. Seu objetivo é capacitar os profissionais para atuarem nos pontos turísticos de Petrópolis, de modo a proporcionar atendimento de qualidade aos turistas que visitam a cidade. Na programação do curso, estão previstas palestras e visitas guiadas no Museu Imperial e outros pontos turísticos da cidade. Também será realizada uma visita técnica aos bastidores do Museu Imperial, na qual os participantes conhecerão os acervos arquivístico, bibliográfico e museológico que não estão expostos no palácio. Os guias serão convidados ainda a assistir aos espetáculos Som e Luz e Um Sarau Imperial gratuitamente.

Ainda na segunda-feira, às 10 horas, haverá uma mesa redonda sobre o tema da Semana, “Museus para uma sociedade Sustentável”. O palestrante Carlos Fernando de Moura Delphim falará sobre “Sustentabilidade ambiental e patrimônio cultural”; Evany Noel abordará o tema “Sustentabilidade econômica, o potencial dos museus como geradores de emprego e renda e Turismo e Desenvolvimento Econômico de Petrópolis”; já Antônio Carlos Dias Pastori, exporá a questão da “Sustentabilidade sociocultural, o projeto de reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará e seu potencial para a recuperação ambiental, social e cultural da região do Meio da Serra e os seus benefícios para a cidade de Petrópolis”. A mesa redonda terá como mediadores a Mestre em Filosofia da Educação, Lara Sayão, e o Diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr.

Além disso, estará acontecendo a II Feira de Livros, na Biblioteca do Museu, das 09h às 12h e das 14h às 18h. Este evento irá até o dia 22 de maio. Para participar, os interessados deverão trazer os livros para serem trocados, caso não exista nenhum livro de interesse, será dado um vale livro que poderá ser utilizado durante o período do evento. Os amantes da leitura poderão se deliciar escolhendo exemplares de artes, história, infantil, infantojuvenil, filosofia dentre outros. Dicionários, enciclopédias não serão aceitos.

No segundo dia, 19 de maio, o Museu Imperial terá visitação gratuita a todos, em celebração ao Dia Internacional de Museus. A partir desta data, até o dia 24 de maio, interessados poderão visitar a Exposição “Iconografia Petropolitana”, na Galeria Petrópolis, dentro do Palácio. Para este, a entrada franca será para moradores de Petrópolis mediante comprovação de residência.

Ainda no dia 19, a Biblioteca Rocambole terá contação de história do livro “O Livro do Planeta Terra”, das 14h30 às 15h30. A participação é gratuita mediante inscrição prévia junto ao setor de Educação, porém restrita a grupos escolares.

Na quarta-feira, dia 20 de maio, todos os interessados poderão desfrutar das edições promocionais do “Um Sarau Imperial”, às 18h30, e do “Espetáculo Som e Luz”, às 20 horas, com o valor de R$5,00. Também na quinta, sexta-feira e sábado os mesmos serão realizados a este preço.

Ainda na quarta-feira, o livro “Água Viva” será a leitura da Biblioteca Rocambole, às 14h30 e, mais tarde, às 15h30, o Museu Imperial receberá 30 adolescentes em conflito com a Lei, amparados pelo Departamento de Proteção Especial da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de Petrópolis, para participar do Projeto Petrópolis e fazer uma visita ao Palácio. O Projeto será apresentado para escolas, na sexta-feira, dia 22, às 11h e 15h30.

No dia 21 de maio, quinta-feira, “O Livro das Origens” fará parte da Hora do Conto na Biblioteca Rocambole, seguido de oficina criativa, às 14h30.

No sábado, dia 23 de maio, assim como acontece tradicionalmente, Miguel Berredo irá guiar a prática de meditação no Museu Imperial, às 10 horas, gratuitamente. Enquanto isso, com início às 09 horas, estará sendo realizada a I Jornada Artística, com palestra sobre criação artística, no Cineteatro, com o artista plástico, Luiz Áquila. Ao término da Jornada, às 10 horas, começará a Oficina de Aquarela – “O Museu Imperial e seu entorno”, com Beatriz Pena, nos jardins. Interessados devem se inscrever gratuitamente no site do Museu Imperial.

Para encerrar a Semana Nacional de Museus, haverá a prática de Yoga, às 9h30 no pátio do Museu e, mais tarde, às 16 horas, o Conjunto anima e Cuore e a Orquestra e Coro da Universidade Católica de Petrópolis se apresentam no Cineteatro no III Concerto da Temporada 2015. Os ingressos serão gratuitos mediante retirada antecipada na bilheteria do Museu Imperial.

Texto: Ascom Museu Imperial