10 instituições mineiras participarão juntas da 16ª Semana de Museus

publicado: 07/05/2018 10h42,
última modificação: 08/05/2018 17h49

Com o tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, 16ª Semana de Museus motiva participação conjunta do Museu Regional de São João del-Rei e outros nove museus mineiros na temporada de eventos.

O Museu Regional de São João del-Rei, vinculado ao Ibram, participará em parceria com outras nove instituições culturais mineiras da 16ª Semana de Museus. São 22 eventos programados entre os dias 14 e 26 de maio nas cidades de São João del-Rei e Tiradentes e ligados por um único tema: a presença, resistência e história da cultura afro-brasileira em Minas Gerais.

Promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), a Semana de Museus acontece este ano de 14 a 20 de maio com o tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Seguindo esta temática, museus e outros estabelecimentos de cultura da região firmaram parceria e formaram os “Elos da Liberdade”: um evento de arte, cultura e história que busca mostrar à população a importância da cultura africana em nosso dia a dia, sua presença ao longo dos anos e sua forte influência na formação dos costumes e tradições do povo mineiro, além de dar espaço e voz aos povos negros que vivem em São João del-Rei e Tiradentes para apresentarem suas demandas e tradições.

A programação conta com exposições, seminários, palestras, mediações museológicas, exibições de filmes, debates, musicais, peças teatrais e um passeio especial de Maria Fumaça, com apresentações temáticas em cada um dos vagões. Saiba mais.

O museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, Museu Regional de São João del-Rei está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.