120 imagens da etnia Hereros no Museu Histórico Nacional (RJ)

publicado: 13/04/2012 16h57,
última modificação: 13/04/2012 16h58

Vista por mais de 185 mil pessoas em Brasília e São Paulo, com temporadas em Lisboa (Portugal) e Luanda (Angola), a mostra Hereros – Angola, do fotógrafo Sérgio Guerra, está em exibição no Museu Histórico Nacional/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ), até o dia 8 de julho.

Com curadoria do artista plástico e diretor do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, a bem-sucedida mostra, originada do livro homônimo do artista (Editora Maianga, 2010) apresenta 120 fotos em diversos formatos, acompanhadas por uma cenografia repleta de vestimentas, adereços e objetos de uso tradicional e ritualístico da etnia, traçando um amplo registro de seu modo de vida e tradições.

Dono de um grande acervo de imagens da cultura angolana, Sérgio Guerra exibe no Rio de Janeiro um panorama minucioso de suas expedições ao país africano, mais propriamente de seus registros dos Hereros – o mais antigo grupo étnico do continente.

Fruto da paixão que o fotógrafo desenvolveu pela cultura do país africano, quando ficou à frente da comunicação do governo angolano, há mais de 15 anos, a exposição traz ainda depoimentos em vídeo colhidos entre homens, mulheres e jovens hereros sobre a sua cultura.

Divulgação: MHN/Ibram