17ª Semana de Museus: o Museu da Inconfidência apresenta novidades

publicado: 08/05/2019 15h12,
última modificação: 09/05/2019 08h44

Museu da InconfidenciaNo dia 15 de maio, às 19h, o Museu da Inconfidência apresenta na Sala Manoel da Costa Athaíde uma nova exposição em celebração dos 230 anos da Conjuração Mineira, movimento embrionário que levaria o Brasil à Independência. Além disso, serão implantadas na exposição de longa duração novas etiquetas interativas com tecnologia QR Code, trazendo mais informações sobre o acervo aos visitantes.

De 13 a 21 de maio, sempre às 19 serão realizadas palestras sobre a cultura afro-brasileira em Minas Gerais, no período do ciclo do ouro, exibição de filmes comentados.

E no dia 18, o Museu oferece a Oficina de bordado “Não me Kahlo”. O objetivo da oficina é propor, criar e bordar novas falas possíveis a personalidades femininas que, através de sua arte e de suas ideias, tiveram relevância na história social. A partir do tema do livro “Pequeno guia de incríveis mulheres artistas que sempre foram consideradas menos importantes que seus maridos” (Editora Urutau/2018), as participantes vão fazer intervenções em fotografias impressas em tecido, conjugando imagem, discurso e bordado. Cinco exemplares do livro serão sorteados para os participantes da oficina.

Museu da Incofidencia _Nao Me KahloVoltada para um público com faixa etária a partir de 16 anos e que já tenha noções de bordado, a Oficina “Não me Kahlo” será ministrada pela Coordenadora do Setor Educativo do Museu da Inconfidência, Christine Ferreira Azzi, no dia 18 de maio, das 9h às 17h. As inscrições para participar da atividade são gratuitas e limitadas, e devem ser através do e-mail educativodomuseu@gmail.com ou do telefone 3551-1378.

O Museu da Inconfidência/Ibram, fica na Praça Tiradentes, 139, no Centro de Ouro Preto (MG).