Presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Carlos Roberto Brandão, parabeniza os museólogos do Brasil:
“No dia em que celebramos o Dia do Museólogo no Brasil, convido todos a reconhecer a contribuição deste profissional para a preservação da memória e da identidade do país.
Desde a regulamentação da profissão, em 1984, a cultura brasileira vem ganhando força e expressão ao colocar os museus como espaços necessários para a construção da cidadania e ampliação do pertencimento social. A partir do trabalho do museólogo estas instituições têm se tornado referência na cena cultural brasileira.
O Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus, apoia os projetos que fortalecem o campo museal no Brasil e que consolidam o papel insubstituível do museólogo.
Neste ano de 2015, muito foi feito para avançarmos neste caminho. Consolidamos a pesquisa anual de museus, que identifica a realidade do setor em detalhes e nos permite desenvolver políticas públicas adaptadas às diferenças regionais do país. Museus foram requalificados e prédios que estavam fechados puderam ser reabertos à visitação. Expandimos as ações de promoção do setor, principalmente a Semana Nacional de Museus e a Primavera de Museus que tiveram novos recordes de participação nas edições de 2015. Fortalecemos parcerias internacionais, com seleção de estágio em museus franceses e de trabalho em museus dinamarqueses. Novas publicações online foram disponibilizadas para criar subsídios teóricos e dar visibilidade para estudos e produções do campo. Intermediamos a ampliação dos acervos brasileiros através da doação de obras de colecionadores e também de obras apreendidas pela Receita Federal. Expandimos as ações de fomento através de editais para modernização de museus e também para criação e fortalecimento de sistemas de museus. Aprovamos, junto à UNESCO, a recomendação sobre promoção e proteção de museus e coleções. E lançamos, ainda nesta semana, a maior plataforma de informações sobre os museus existentes no Brasil.
Avançamos. E sabemos que ainda temos muito a percorrer. Em reconhecimento ao trabalho do museólogo na preservação e fortalecimento do patrimônio material e imaterial do país, venho desejar que neste dia 18 e no próximo ano possamos continuar caminhando e crescendo juntos. Parabéns a todos os museólogos do Brasil.”
Carlos Roberto F. Brandão
Presidente do Instituto Brasileiro de Museus