49º Festival Villa-Lobos oferece dezenas de atrações no RJ

publicado: 21/11/2011 11h58,
última modificação: 30/11/2011 10h15

Até 27 de novembro, o 49º Festival Villa-Lobos apresenta mais de 60 atrações em diversos espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro. Este ano, o Festival celebra o centenário de nascimento dos compositores Nelson Cavaquinho, Assis Valente e José Vieira Brandão, e relembra os 80 anos de morte de Luciano Gallet.

O evento é promovido pelo Museu Villa‐Lobos/Ibram, dirigido pelo compositor Wagner Tiso, e conta com direção artística de Marcelo Rodolfo e direção de produção de Andréa Alves.

O Festival Villa‐Lobos, o único na cidade dedicado, exclusivamente, à música brasileira, desde sua criação em 1961, divulga a obra de Villa‐Lobos e de outros compositores brasileiros através de concertos de música sinfônica e de câmera, recitais e espetáculos de música popular e de dança.

Com uma programação que inclui concertos, shows, oficinas, atividades didáticas e mostra de filmes, o Festival Villa‐Lobos amplia seu papel protagonista de divulgar a música brasileira para também incentivar a formação de novas plateias e a multiplicação do saber focado na cultura brasileira. A programação completa está disponível aqui.

Este ano, o festival traz duas novidades. Além da estreia carioca da Orquestra Sinfônica da Bahia, serão ouvidas, pela primeira vez, transcrições de obras para solista e orquestra que são o resultado do trabalho realizado em parceria entre os solistas e o maestro Roberto Duarte, responsável pela editoração de partituras que foram encomendadas pelo Museu Villa‐Lobos, especialmente para o Festival. Dessa forma, o museu busca oferecer alternativas de repertório, ampliando, assim, a difusão da obra villa‐lobiana. Mais informações.

Texto e foto: Divulgação Festival Villa-Lobos