5 de novembro: Dia Nacional da Cultura será comemorado no Rio

publicado: 04/11/2016 11h28,
última modificação: 04/11/2016 11h28

Celebrado anualmente no dia 5 de novembro, o Dia Nacional da Cultura, estabelecido por lei em 1970, marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).

Retrato de Rui Barbosa no acervo do Museu Imperial
5 de novembro: o Dia Nacional da Cultura faz homenagem a Rui Barbosa

No Rio de Janeiro (RJ), neste sábado (5), a Secretaria de Estado da Cultura promove a comemoração da data em 10 regiões fluminenses.

Batizada Cultura Joga nas Onze estão programadas atividades diversas – da cultura popular a erudita, destacando visitas a museus e patrimônios históricos da cidade – entre 11h e 12h. Mais informações pelo telefone (21) 2216.8500 (ramais 263 e 272).

Já a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), também no Rio, que integra o sistema do Ministério da Cultura (MinC), celebra a data no dia 8 de novembro, com a entrega da Medalha Rui Barbosa a pessoas e instituições que se destacaram na prestação de serviços à cultura brasileira.

Neste ano, serão entregues 15 condecorações para personalidades da política, representantes de instituições públicas, servidores e funcionários terceirizados da FCRB.

A cerimônia acontece no auditório da fundação (Rua São Clemente, 134 –Botafogo), às 15h. A entrada é franca ao público. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Imagem: Museu Imperial/Divulgação