5º Fórum Nacional de Museus discute conquistas e desafios para o setor

publicado: 14/11/2012 17h28,
última modificação: 19/11/2012 10h22

Começa na próxima semana, em Petrópolis (RJ), o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM). O evento, que será realizado de 19 a 23 de novembro, no Sesc Quitandinha, reunirá profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes ligados à área de museus e memória, além de interessados em geral, para discutir conquistas e desafios do setor para o próximo biênio.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e pela Associação Brasileira de Museologia (ABM), o 5º FNM traz como tema 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade.

A proposta é debater o legado da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada pela Unesco em 1972, e considerada marco no campo da museologia, com repercussões sobre o papel dos museus como agentes de inclusão cultural, afirmação da identidade de grupos sociais, reconhecimento da diversidade e desenvolvimento econômico.

Programação
Diversas atividades estão previstas para os cinco dias do evento. A programação inclui conferências, painéis, comunicações coordenadas, minicursos, grupos de trabalho e reuniões temáticas, visitas a museus, além do encontro de representantes dos Pontos de Memória – programa apoiado pelo Ibram que objetiva reconstruir e fortalecer a memória social e coletiva de comunidades.

Ministra da Cultura participa de homenagem em Petrópolis dia 22

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, também tem participação confirmada no 5º FNM. Ela fará, na tarde do dia 22, pronunciamento ao público em homenagem aos 80 anos do curso de Museologia da UNIRIO, pioneiro no Brasil.

Durante o 5º Fórum Nacional de Museus irá acontecer ainda a eleição de entidades da sociedade civil, da área de museus e memória, que irão indicar representantes para o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Saiba mais sobre a eleição.

Apresentações musicais, exposições, lançamentos de livros e outras atividades também estão incluídas na programação paralela do evento. A programação completa está disponível no blogue do 5º FNM.

Entenda o FNM
Com periodicidade bienal, o Fórum Nacional de Museus (FNM) é o principal evento do setor museal brasileiro e uma oportunidade para promover o intercâmbio de experiências.

O fórum tem como objetivo legitimar as ações da Política Nacional de Museus (PNM), consolidar os trabalhos do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), estimular a criação de redes de informação entre os profissionais do setor, ampliar o intercâmbio entre os profissionais da área e entre os estudantes de museologia e áreas afins, além de divulgar os museus brasileiros.

As quatro primeiras edições do evento, realizadas em 2004, 2006, 2008 e 2010 nas cidades de Salvador (BA), Ouro Preto (MG), Florianópolis (SC) e Brasília (DF), respectivamente, tiveram papel essencial no processo de desenvolvimento e enraizamento social da Política Nacional de Museus, lançada pelo Ministério da Cultura em 2003.

O 5º Fórum Nacional de Museus conta com o apoio do Sesc Rio, da TAM, Infraero, Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) e Prefeitura de Petrópolis. O evento tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação MinC