6º FNM: tema dá sequência a debate sobre museus e comunidades

publicado: 20/08/2014 17h55,
última modificação: 21/08/2014 16h36

A sexta edição do Fórum Nacional de Museus (FNM) promete dar continuidade ao debate iniciado em novembro de 2012, na cidade de Petrópolis (RJ), quando a última edição do evento abordou os 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile – realizada em 1972 e considerada um marco no desenvolvimento da Museologia Social.

O tema Museus Criativos, escolhido para o FNM 2014, retoma a discussão sobre os desafios da atuação interdisciplinar dos museus para sua efetiva comunicação com as comunidades em que estão inseridos.

Bebês no museu Lasar Segall: atividade reconhecida pelo Icom
Bebês no museu Lasar Segall: exemplo de ação criativa

“Os desafios são muitos, mas o espaço para o exercício da criatividade é amplo e as experiências se multiplicam e se diversificam”, explica o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo.

“A proposta da programação é poder abarcar as diferentes potencialidades do exercício da criatividade para os desafios que se apresentam àqueles que estão envolvidos com a gestão de museus e a sustentabilidade dessas instituições”, reforça Oswaldo.

Para quê e para quem os museus precisam inovar suas práticas? De que forma os museus podem funcionar como espaços de apropriação e produção de processos criativos e coletivos? Qual seu papel no processo de formação de cidadãos para uma vivência plena da democracia e com habilidade para a participação nas dinâmicas culturais globais?

Provocações como estas darão o tom da programação, que contará com a participação de especialistas convidados em conferências e painéis. Os grandes protagonistas serão mais uma vez as pessoas e instituições  do campo museal brasileiro, convidados a uma reflexão multidisciplinar e a contribuir para a construção de políticas públicas para o setor.

Primavera 2014
Museus Criativos também é o mote da 8ª Primavera dos Museus, que acontecerá entre os dias 22 e 28 de setembro. A dois meses do 6º Fórum Nacional de Museus, a ação motivará a realização de diversas atividades relacionadas ao tema – como seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes – em todas as regiões do país. As inscrições continuam abertas às instituições interessadas em participar da edição deste ano. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação Museu Lasar Segall

Matéria relacionada
6º Fórum Nacional de Museus vai acontecer em novembro no Pará