Pontos de memória e iniciativas de museologia social presentes no 5º FNM

publicado: 18/10/2012 11h46,
última modificação: 19/10/2012 10h46

39 representantes e articuladores de pontos de memória e iniciativas de memória e museologia social de comunidades urbanas, indígenas, quilombolas, litorâneas, rurais e de gênero foram convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) para participarem do 5º Fórum Nacional de Museus (FNM) – que acontece em no Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ), de 19 a 23 de novembro.

No dia 21 de novembro, das 14h às 18h, acontece uma sessão especial para apresentação dos projetos. A ideia é que o setor museológico conheça os avanços, propostas e desafios destas experiências nos últimos anos, que buscam consolidar de uma política pública de direito à memória.

Participarão representantes de 14 Pontos de Memória, que contam com o apoio técnico do Ibram, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e o Ministério da Justiça (MJ), e de pontos de memória parceiros; representantes das 20 iniciativas melhor pontuadas no Prêmio Pontos de Memória 2011; representantes de duas iniciativas com tipologias distintas das demais – Ponto de Memória Rural (Bom Jardim – RJ) e Ponto de Memória LGBTS (Maceió-AL); e representantes das três redes estaduais consolidadas: Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Veja a lista completa das iniciativas convidadas e mais informações sobre o 5º FNM na página do evento.

Texto: Divulgação Pontos de Memória