Duas novas exposições em cartaz no Museu Lasar Segall (SP)

publicado: 14/11/2012 12h37,
última modificação: 16/01/2013 11h50

O Museu Lasar Segall/Ibram, em São Paulo (SP), exibe ao público, entre os dias 24 de novembro de 2012 e 24 de fevereiro de 2013, duas novas mostras.

O projeto Intervenções, com curadoria de Jorge Schwartz e de Marcelo Monzani, em sua sexta edição, tem como convidada a artista Marilá Dardot. Seu projeto consiste em escrever o verso “Para aprender da pedra, frequentá-la”, sobre o piso de pedras portuguesas do jardim do museu.

Este verso faz parte do poema A educação pela pedra (1955), de João Cabral de Melo Neto, e as letras serão construídas com o mesmo tipo de pedras e rejuntes de cimento, criando um verso em relevo no piso do jardim.

O projeto, que acontece desde o ano passado, apresenta artistas contemporâneos com intervenções que propiciam ao público a oportunidade de refletir sobre as relações entre espaço arquitetônico, espaço público e artes visuais.

Fotomontagens
Já a exposição John Heartfield – Fotomontagens apresenta, pela primeira vez no Brasil, 50 fotomontagens produzidas pelo fotógrafo alemão John Heartfield (1891-1968) para a revista AIZ de Berlim, do acervo do Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM).

A exposição é uma parceria entre o Museu Lasar Segall/Ibram, o IVAM e os Museus Castro Maya/Ibram do Rio de Janeiro – que receberá itinerância da mostra a partir de 1º de março de 2013.

Entre 1930 e 1938, Heartfield produziu 237 fotomontagens  a partir da técnica de rotogravura e tipografia para a revista AIZ (foto). As 50 obras escolhidas para compor a mostra pertencem a publicações originais da época.

Heartfield é apontado como “Montador Dadá” sendo um dos líderes mais ativos do grupo Dadá, em Berlim. Designer gráfico, cenógrafo e promotor cultural o artista é considerado o fundador da fotomontagem política, e desenvolveu grande produção influenciada por Goya e Daumier e pelas propostas das colagens cubistas de Picasso e Braque.

As exposições podem se vistas diariamente, das 11h às 19h. O museu fecha às terças-feiras. Saiba mais sobre o Museu Lasar Segall.

Texto e foto: Divulgação Museu Lasar Segall